quarta-feira, 17 de junho de 2009

ready made

Colocar um objecto fora do seu contexto primitivo, atribuindo-lhe uma função para a qual não estava originalmente destinado, é um acto estético nascido com o célebre Marcel Duchamp e a sua polémica "Fonte", o urinol invertido que revolucionou a arte do século XX.
Talvez inspirado no dito artista, existe um excêntrico que vai ter por mesa, na sua sala da casa de praia, quando for reformado, uma prancha de surf em madeira de balsa.
«Calhou-me por prémio», há-de afirmar, perante as visitas de circunstância que pousarem os copos em cima dela, e acrescentar: «juntamente com um burro!».
Vão perguntar-lhe o que fez ao asno e então lhes dirá que «foi devolvido à procedência, que não tinha espaço para o estacionar à porta de casa, nem vontade de fugir à Polícia Municipal por causa da falta do saco de plástico, que nem para o cão, quando se aliviava no meio da rua, o utilizava, quanto mais para o burro!...».
Quanto ao pranchão, que ready made faria dele Marcel Duchamp? Talvez uma espátula, daquelas gigantes, que nos enterravam na garganta para ver as amígdalas quando éramos pequenos, até nos fazerem soltar um vómito. Calem-se, que já me estou a agoniar!

2 comentários:

Raquel disse...

Que belo pranchão! Fica-te mesmo bem, Lapas! :D
Com uma mesa de jantar assim, podemos reunir o pessoal todo do cantinho e comer um belo dum leitão à bairrada! :D

Kisss ;)

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Pessoal já repararam na foto?o gajo tem um toldo novo instalado na autocaravana...rsrs...