segunda-feira, 26 de julho de 2010

crowd

1. Sun of the beach
Esta imagem, captada no Cantinho durante o último domingo, demonstra bem o mal que o sol faz às pessoas, obrigando-as a viver sob uma pesada taxa de compressão, como se fossem dados digitais, que ao final do dia são remetidos à sua origem e entopem tudo, como a estrada do Baleal para Peniche, já carecida há muito tempo de largura de banda.
A culpa, claro, é do sol, esse verdadeiro sun of the beach que parece querer, de vez em quando, demonstrar falaciosamente aos veraneantes acabados de chegar que, afinal, é tão algarvio o nosso Oeste como a Quarteira ou Portimão.
Só é pena a água ser um bocado fria, n'é Maria? E ontem que 'tava um dia tão bom, Maria! E hoje um vento do caraças, Maria! E anda um gajo aqui encasacado enquanto eles dizem na televisão que o país está a arder com 40 graus, Maria! E olha-me esta neblina, Maria! E vamos embora, Maria! E mil euros por um apartamento na ilha durante uma semana, Maria! E, para o ano, vamos mas é outra vez para a Quarteira, Maria! E nunca mais nos apanham cá, Maria!

2. O Pistoleiro do Oeste
Enquanto a taxa de compressão à beira-mar é o handicap dos banhistas - que não interessa, aqui, resolver -, no que respeita às ondas, já está na hora de implementar um sistema justo, tipo funil, como o que existe para controlar o fluxo de tráfego em situações de confluência elevada, e que consiste em suprimir faseadamente as faixas de rodagem até ficar só uma, como na Ponte 25 de Abril.
Se fizessem isso, terminariam os choques e as amolgadelas; os impropérios e a atitude hollywoodesca de eliminar os outros como os cowboys fazem aos índios.
Reparem bem na fotografia (cliquem em cima para ampliar): que pistoleiro de calções se desembaraça airosamente dos comanches que o assaltam (no total, uma dezena - três pela frente e sete pelas costas!)?
Enquanto os índios ainda puxam pelas armas, já ele dispara! E quem quiser que enterre os mortos! Pelo menos, há-de continuar a ser assim enquanto não vier por aí um xerife com a lei do funil. Não é, Saraiva?

2 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Isto é só uma amostra do que está para vir...

Saraiva disse...

In the wild wild West there was a little place called Donkey Town. And there was a saloon right in front of the wild wild waves...