quinta-feira, 24 de junho de 2010

o engenho do artista

O futebol é o ópio do povo e a África do Sul não tem dado tréguas a ninguém nos últimos dias, procurando satisfazer-nos com a maior dose de bola que é possível consumir em quatro semanas.
Os media, claro, dão no produto até queimarem os dedos. No caso das televisões, as ferramentas de que dispõem, hoje, para analisar os aspectos do jogo, são de tal modo polivalentes e evoluídas que transformaram já os comentadores desportivos em perfeitos médicos legais, com uma habilidade para dissecar absolutamente enciclopédica, graças, em muito, aos modernos bisturis virtuais e às autópsias que se podem realizar com eles.
Pela parte que me toca, já vomito esse rebéu-béu. Gosto é de ver as bolas a entrar na baliza e posso garantir-vos que, se mandasse na FIFA, aboliria categoricamente a lei do off-side, para permitir que os avançados jogassem à mama, como no futebol de rua.
Já devem estar a pensar “mas que raio de conversa!” e a desconfiar de que algo estará errado: ou o texto ou as fotos.
Pois, nem uma coisa nem outra. É que, depois de ter contemplado as imagens que fiz há uns dias do fabuloso Diogo Gonçalves, concluí o jeito que me dariam aqui o grande Rui Santos e o José Eduardo e o Freitas Lobo e o Querido Manha e outros doutores legais do desporto, para me ajudarem a mastigar aquela finta magistral. Que movessem o rato sobre as imagens para debaterem, step-by-step, como fazem com o Messi e com o Ronaldo, a questão do génio. E assinalassem, com uma bolinha amarela, o auge do “lance”. E sustentassem o seu sábio discurso numa centena de repetições em super slow motion. E esmiuçassem os ângulos. E esmiuçassem outra vez os ângulos. E dissessem tudo. E nada deixassem por dizer. E de tal modo bem dito e tão bem explicado que, no dia seguinte, me fosse impossível não decalcar, em cada onda, com total precisão, o engenho do artista. Dava-me cá um jeitaço!

2 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Como o meu ópio já não é o futebol mas sim o surf, sim aprecio mais esta manobra do nosso amigo Diogo que qualquer finta do Cristiano, boa Diogo!
Boa sequência de fotos amigo lapas tás a ficar pro na fotografia, continua...

Vitor Caixa disse...

mt bom belas fotos