terça-feira, 4 de maio de 2010

um feliz acaso

Durante uma breve incursão pelo Molhe Leste, no último domingo, tive o privilégio de me cruzar com uma prima do Fernão Capelo, que se encontrava de vigia no pontão, com os olhos voltados para a doca-pesca, talvez a pensar romanticamente numa sardinha ou numa anchova.
Aproximei-me em passos curtos com a “arma” em punho como fazem os caçadores. Quando pressenti que os olhos dela me diziam “se dás mais um passo, dou de frosques”, pousei no chão levemente um joelho, como aprendi na tropa para disparar a G-3, e zás, enterrei o dedo no obturador. A parte melhor foi quando a bicha decidiu, num ápice, mudar de ares e me obrigou a manejar a câmera aos ésses, em busca dum enquadramento que, por sorte, sucedeu uma vez em dez disparos continuados. Como não sou fotógrafo, fiquei todo contente, pois percebi que fotografar uma gaivota em voo, com uma tele-objectiva, é como tentar caçar uma pulga com luvas de boxe.
Ao ver a imagem, lembrei-me do clássico do Richard Bach, que li, por feliz acaso, para aí há umas duas décadas, durante um fim-de-semana em que pernoitei fortuitamente num quarto onde se encontrava esse livro. “Fernão Capelo Gaivota” parecia estar lá de propósito, e, à semelhança de “O Velho e o Mar”, de Hemingway, constituiu para mim uma bela e inesquecível lição de vida.
Em 1973, três anos após o lançamento da obra, o realizador de cinema Hall Bartlett levà-la-ia à tela, com banda sonora do inconfundível Neil Diamond. O tema “Be”, que vos proponho escutarem, tem a minha dedicatória para todas as gaivotas que levam, como Fernão, perdidamente a peito a paixão de voar.

3 comentários:

Vitor Caixa disse...

estou a ver que já se trabalha com o maquinão força ai
bela foto... e o surf do fim de semana? vitor caixa

Pek disse...

grande livro o da gaivota Fernão :) e boa foto também amigo Lapas. Que é das outras 499??

beijinhos

LPata disse...

Boas a todos..Luis nem acreditas, até lhe posso chamar um feliz acaso.. andava uma gaivota este fim d semana lá no bar.. não parava de voltar ali atras do bar.. sempre mto devagar.. até comentei c o Alex..
agora já percebi pké!! :)
Alta som e conseguiste uma grd foto..
Vitor o surf foi +/- Domingo deu umas.. ;)
ab s e votos de uma semana rapida e relax