quarta-feira, 12 de maio de 2010

um caso humano

- Em nome do Cantinho da Onda e da Confraria da Liberdade de Credos, vimos humildemente oferecer a Vossa Santidade esta camisola com a estampa do nosso lema hedonista!
- Muito obrigado, meus filhos! Mas vede: a religião católica é a única que salva!
- Não cremos, Santo Padre. Ainda no Verão passado salvámos da morte por afogamento uma mão cheia de banhistas!
- Muito bem, rapazes. Mas vede: isso só aconteceu porque o Senhor estava convosco.
- Lá isso é verdade, Eminência! O senhor Valente estava connosco e ajudou-nos a evacuar os acidentados no tractor de limpar as praias. Se não fosse o senhor Valente, tinham todos batido a bota! Essa é que é essa!
- Um milagre, meus filhos! É o que se chama a isso!
- Milagre?! Queira perdoar-nos, Santo Padre, mas milagre é o Benfica ter sido campeão; milagre é Vossa Santidade estar entre nós e o governo ter concedido uma tolerância de ponto, permitindo que o mar salgado nos abençoe durante o horário de expediente!
- Isso quer dizer que não ides a Fátima?
- Não nos condene, senhor Padre, mas preferimos o santuário do Baleal.
- Onde fica isso?
- Ao pé de Peniche. Não conhece, pois não?
- Já ouvi falar.
- A sério?! Deixe-se de brincadeiras, Santo Padre.
- Não estou a brincar, meus filhos. Um dia, escutei casualmente a conversa telefónica de uma universitária portuguesa, do curso de Engenharia do Ambiente, que se encontrava em Roma a estudar os problemas de canalização da Capela Sistina.
- E então?...
- E, então, ela confessava emotivamente as suas saudades de Portugal e dos amigos de Peniche. Um caso humano que me tocou profundamente o coração.
- Caramba, Vossa Eminência só pode estar a falar da Pek, precisamente essa moça que está aí de camisola verde!
- Virgem Santíssima, é ela mesmo! Pek, você conseguiu voltar para Portugal?
- Olá, senhor Ratzinger. Eu sei que foi Vossa Santidade quem patrocinou o meu repatriamento. Estou-lhe muito, muito grata, pois naquela altura eu estava sem um único cêntimo. Quero, por isso, expressar-lhe o sentimento de honra que me invade presentemente, por saber que o meu governo financiou com o dinheiro de todos os contribuintes a sua visita ao nosso país. Agora, falando de assuntos mais sérios: como se encontra a canalização da Capela?
- Está bem melhor, Pek. Sobretudo, desde que o cardeal Winowsky seguiu o seu conselho e deixou de deitar para a sanita os folhetos do Lidl e as cotonetes.

Sem comentários: