terça-feira, 11 de maio de 2010

seis milhões e a feijoada de chocos

Este é o glorioso plantel do Grupo Desportivo de Peniche, fotografado, há cerca de 36 anos, no já extinto Campo do Baluarte, junto à muralha da China. Perdão, de Peniche de Cima.
Reconhecem, na foto, o terceiro jogador, em baixo, a contar da direita? Pois, vê-se mal, mas posso revelar-vos que se trata, tão somente, do deus que levou ao rubro no último domingo mais de seis milhões de portugueses!
Jorge Jesus, na altura com os seus 20 anitos, ainda sem cabelos brancos para pintar, tinha acabado de deixar o Sporting, onde aprendera a fazer omeletes, e encetava assim uma carreira de futebolista que o levaria a passar por uma autêntica caldeirada de clubes(doze!) até arrumar as botas, ao serviço do categórico Almancilense, já na segunda metade dos anos ‘80.
É preciso lembrar que, na época 1973/74, o Peniche era um clube com aspirações primodivisionárias, o que ficou demonstrado com um brilhante terceiro lugar na então II Divisão Nacional, feito apenas suplantado dois anos antes, com a obtenção de um segundo posto e respectiva disputa da liguilha de acesso à I Divisão, que só não alcançou por uma unha negra.
Quanto a Jesus, debandaria, pouco depois da Revolução dos Cravos, rumo ao Algarve, para representar o Olhanense, seguindo-se a já referida romaria pelo território nacional. Supõe-se, no entanto, que se houve terra que cativou o actual treinador do Benfica e messias de Portugal, foi a península do Oeste, onde muito recentemente comprou uma casa para vir de vez em quando comer com os amigos a sua feijoada de chocos.
Caso não acreditem, perguntem à Zezinha (que é colega do filho dele e correspondente da “Caras”), ou ao Alberto Carvalho, que ainda guarda lá em casa um chaço amarelo dos anos '70, grosso como um tronco, onde ele e o Jesus desciam umas no Baleal depois da feijoada de chocos.
Sem hesitarem duas vezes!...

2 comentários:

Anónimo disse...

É engraçado ver esta relíquia. Mostrei a foto ao meu pai, que é do Sporting e viveu em Peniche nessa altura e ele diz que havia outro craque na equipa (o terceiro agachado a contar da esquerda) é o Barão que veio a jogar uns anos no Sporting. Gostei do blogue, é bem criativo, continuem

Jorge
Torres Vedras

Vitor Caixa disse...

FESTA É FESTA... SLB