quinta-feira, 10 de setembro de 2009

novos rumos

Uma das melhores coisas que pode acontecer a um surfista é entrar na água com uma prancha nova debaixo do braço, cheio de fervor e expectativa quanto àquilo que irá sentir depois de fazer o primeiro take-off.
Mais, ainda, se fabricada à medida, como foi o caso dos nossos amigos Té e João, fotografados no último fim-de-semana pelo Cantinho da Onda com os seus novos amores.
No caso da Té, tive o prazer de acompanhar de perto as primeiras ondas que fez com a sua "amarelinha". E a alegria que esse momento lhe proporcionou. Depois de posar para o nosso "boneco", lá foi explicando, enquanto enfiava ansiosamente o neoprene: «É amarela como a outra que eu já tinha porque, se fosse branca, amarelava com o tempo e assim já não!...». Gostaram? Então, tomem mais: «...E o wax é preto porque, se fosse branco, escurecia com o tempo e assim já não!...».
Chama-se a isto sentido prático! E a nossa Té é perita nisso. Ela que, já depois de ter passado a barreira dos cinquenta, continua a ganhar medalhas e a sedimentar posição no surf feminino!
Por contraponto geracional, o nosso João, que, tendo registado, recentemente, em longboard, uma brilhante prestação na Taça de Portugal (sendo ele, como sabem, um shortboarder), repensou o seu surf e recebeu do Lufi um bruto "Ferrari", pintado com as riscas da sua jovem imaginação.
O pior, amigos, é que a ciência para desenhar risquinhas tem que se lhe diga! E estas, diga-se, não resultaram lá muito geométricas(comprovámos à lupa!).
Caro João: estás na idade das riscas e dos riscos e das coisas complicadas que nem sempre resultam. Mas não desesperes. Tudo há-de resolver-se, daqui a uns anos, quando começares a pensar amarelo como a Té.
Um abraço e boas ondas!

Nota: Não posso deixar de salientar estes dois casos como exemplares para rebater a ideia feita de que a escolha do tamanho de uma prancha tem muito a ver com a idade.

2 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

É por seres um rapazinho novo que surfas com um pranxão daquele tamanho...rsrsrs...

Lapas disse...

Surfo com um pranchão daquele tamanho porque não sei nadar.