segunda-feira, 12 de outubro de 2009

heróis do mar

1. Bolero
- É preciso ter lata!... Já viste este anúncio? oferecem uma recompensa de 20 mil euros a quem nos encontrar, vivos ou mortos.
- ‘Tá descansado. Aqui ninguém nos vai descobrir. E como isto é um bocadinho isolado, se aparecer alguém vai pensar que somos o Joaquim Bastinhas e o Buffalo Bill, à procura de privacidade na Costa Alentejana.
- A verdade é que, a partir de agora, somos proscritos na nossa própria terra!
- Já estava na hora de alguém arrumar com os castelhanos! Que vão invadir o raio que os parta!
- Tens razão! Pelo menos, aqui, já não metem os cotos. Gastei as munições todas e encravei a minha carabina nova, mas fartei-me de gozar a vê-los dançar o bolero à medida que saíam da água com as pranchas furadas e desapareciam a voar pelas dunas!...
- Pois, só foi pena teres cometido a imprudência de te embeiçares pela sevilhana de carrapito. Podia ter-te custado a vida!...
- Se estivesses no meu lugar e a visses chegar, bamboleante, com uma perna maliciosa a sair-lhe da saia... queria ver se não te caía a espingarda, quer dizer, a bandarilha...
- Cala-te! Se não fosse eu a topar-lhe o punhal escondido no leque e a surpreendê-la com uma pega de cernelha, já cá não estavas!... E ainda me espetou uma unhada, a cabra, enquanto tu te babavas todo a olhar-lhe para as ligas!
- Querias o quê? Que gritasse uns olés enquanto tentavas dominá-la? E que no fim te fizesse uma vénia e te lançasse flores?
- Não. Mas é preciso que fique bem claro: a retirada dos castelhanos também se deve cá ao Pakito!
- ...E à Brites de Almeida!...
- Por falar nisso, onde é que ela se meteu?

2. "Tomatina" à buñolesa
- Qu’é isto, pá? Sete castelhanos enfiados na minha Opel Combo?
- No, por fabor, somos hermanos tuios, no nos molestes!
- Quais hermanos, qual quê! A minha carrinha não é nenhum albergue! Toca a saltar cá para fora, senão esfanico-os todos à pazada, ou eu não me chame Brites de Almeida!
- Brites? La Padera de Aljubarrota?
- Reencarnada!
- Dios! Eres tu quien estaba praticando padlle surfing e batendo con tu pa en nuestras pobres cabezas?
- Tudo quanto é bife leva com a pá na cabeça, principalmente espanhóis, que isto não é Castela! Toca a mexer e Badajoz à vista! Se não saltam imediatamente daí, vão ver o que é dançar ao som duma pá o passo doble!
- No, por fabor, solamente nos habemos quedado por aqui un instantito porque hay un gringo endiabrado disparando su rifle contra nosotros! E hay también un torero muy peligroso que molesta nuestras mujeres!
- Não te ponhas a dizer mal dos meus amigos com essa carinha de visigodo, que apanhas já uma trolitada! Dou-vos cinco segundos para se pôrem a mexer daqui para fora, senão vou ter de ensaiar com a pá uma "tomatina" à buñolesa!...

2 comentários:

Pikas disse...

ummmmhhhh! Tanto tempo para descreveres aqueles dias magicos...
Logo vi..tinha que haver algo escondido.
Mas o fotoshop não esta a funcionar bem. O chapeu do pakito não lhe acenta bem!!!

Alberto Carvalho disse...

O Grande José Hermano Saraiva volta a fazer o relato da reconquista do nosso litural.
Mas não sei se estes bravos guerreiros foram correr com os castelhanos ou se foram esconder deles no alentejo.
Para combater espanhois tinhão ficado no cantinho, onde eles abundam e as nossas defesas já estão a fraquejar.