terça-feira, 7 de abril de 2009

onda verde

- Não sei se hei-de ir surfar ou...
- Não precisas de dizer mais nada. Entre surfar e fazer outra coisa qualquer, eu escolhia surfar.
Pairava no ar, imaginem bem, o apelo do campo! Se isto é coisa de moer a cabeça a um verdadeiro surfista!
Estavam, até, assim a modos que engraçadas o raio das ondas. Mas não a ponto de convencerem completamente o nosso amigo David Caetano, também conhecido por Jack Kerouac das Dunas.
Meteu-se à boleia e foi para o pinhal.
Lá fui, também, apesar de já ter, àquela hora, enchido a barriga no Bar da Praia com carne de minhoca.
Em poucos minutos, passámos da areia para a caruma. Da maresia para o cheiro a pinho e a carne de porco.
Lá estava, então, o nosso Bakano, verdadeiro Saca dos barbecues, que não precisou de consultar o Jamie Oliver para transformar aquele pedaço do pinhal de Leiria numa cheirosa casa de jantar! O que é que eu vou cozinhar hoje para a malta? – terá pensado, enquanto se vestia ou barbeava, logo de manhã, muito cedo, às onze e meia.
Umas febrazitas, pois ‘tá claro!
E lá foi ele espalhar o cheiro do aftershave entre as velhotas que escolhiam moelas e entrecosto com os olhos franzidos e mordiscavam no preço do chispe, que “está muito caro, porque tudo está caro, desde que eles se lembraram de inventar o êro»...
- Ó tia Maria, deixe lá aviar as febras ao rapaz!
Bem que adivinhavas, ó Kerouac! Estavam bem boas! E, assim comidas, no meio do ar puro e com formigas, até me trouxeram a recordação das aventuras de camionete com os meus avós excursionistas, quando parávamos num parque de merendas a meio caminho da Senhora de Fátima ou das Grutas de Santo António, para um papo-sêco e uma gasosa no meio das moscas e dos cantares tradicionais acompanhados à consertina.
Só tenho pena de, nalquela altura, não existirem telemóveis com máquina fotográfica incorporada, e alguém que dissesse, para mais tarde recordar: «esta é para o blogue».

2 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Febrassssss.....Vinhooooo.....por isso é que há pessoal que não se vê na água!

David Caetano disse...

Quando se está de barriga "cheia de ondas", porque durante a semana deu umas boas com muito menos gente e a única opção é o cantinho superlotado, venham lá as febras e o vinho tinto eh eh eh