sábado, 25 de abril de 2009

the past

Depois da imagem apocalíptica que nos trouxe o Sérgio (de fazer pensar), lavei os olhos nas três graças balneares deste retrato antigo – quando o surf, nas nossas praias, era tão conhecido como os hambúrgueres.
Puro contraste.
Quase adivinho que, após o ensaio para o belo clichê do tio Gervásio (imagino-o assim), estas longínquas estrelas do mar deverão ter ido pousar nas toalhas os traseirinhos delicados, e sacudir, meticulosas, das pernas níveas, dois grãos de areia.
- Olhe, Fifi, trago na cesta a limonada da mamã e o pão com geleia, de que a priminha tanto gosta.
- Muito obrigada, prima Quicas. Reservo o apetite para depois do banho.
Com o seu bigode à guiador de bicicleta, escoltá-las-ia até às ondas o tio Gervásio. Depois do banho, procurariam vistosas conchas para a tia Josefa, que usava hospedá-las nos canteiros do quintal, ao pé das begónias.
E voltariam, prazenteiras, com as suas toucas tricotadas, para o pão com geleia, rindo do fato de marinheiro às riscas do vizinho Valério, que tinha vindo passear ao sol o reumatismo.
Tornariam a casa no Morris Minor do tio Gervásio, que cheirava a couro e a copper-tone, olhando, nostálgicas, pela janela, o vagaroso passado das ondas.

1 comentário:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

um futuro muito mais atraente...