sexta-feira, 3 de abril de 2009

cantinho do baú - "this is the sea"

Não faltam casos em que a história de uma banda se resume a um simples hit de verão, destinado a morrer como uma pobre pastilha elástica.
Nos anos oitenta, costumava apanhar, no Areeiro, ou na Praça de Espanha, a camionete para a Costa de Caparica com o “bacalhau” a reboque.
O advento da música digital encontrava-se ainda a umas boas milhas de distância, mas a meia hora de viagem entre a Lisboa turbulenta daquela altura e as praias de Almada não deixava de se cumprir com banda sonora a condizer (“...that was the river, this is the sea....").
Ainda conservo o obsoleto walkman da Sony que muitas vezes atravessou comigo a Ponte 25 de Abril, a engolir cassettes que gravava em casa com as minhas bandas favoritas, como era o caso dos The Waterboys.
Posso dar comigo, ainda hoje, a transportar-me facilmente para aquela época desde que escute a voz timbrada do Mike Scott e o álbum épico This is the Sea, de 1985, que é, na minha opinão, uma verdadeira obra-prima.
Quem não se lembra do clássico The Whole of the Moon, autêntico fenómeno que naquele ano caíu no ouvido de muitos jovens adolescentes e jorrou nas pistas de discoteca de todo o país?
Consigo ouvi-lo, à data presente, com o mesmo prazer que nos anos oitenta, bem como todos os restantes temas incluídos no álbum. Pastilha elástica?
Deixo-vos a faixa This is the Sea, incorporada, em 2004, na banda sonora de “Riding Giants” – excelente filme de Stacy Peralta e referência incontornável no documentário de surf e da onda grande, com a participação de figuras lendárias como Greg Noll, Jeff Clark e Laird Hamilton, entre outros.
Perfeita, admita-se, a combinação.
Ora vejam lá se gostam:

2 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Amigo Lapas timming correcto estou de abalada para mais um fim de semana de surf.alto filme.

Pikas disse...

Sem comentários!
A nostalgia é muita. O sabor do passado, da juventude irreverente e dos sonhos... È o que esta musica me traz á memória.
Pessoal ,por favor, voltem a comentar os temas do blog, acho que se estão a esconder.
Abraço