quarta-feira, 1 de julho de 2009

se cá nevasse...

Há dias, tive o prazer de brincar na praia do nosso Cantinho, com o meu filho de quatro anos e um amiguinho dele, à “caça ao lixo”. Embalagens, pontas de cigarros, latas de bebida e outros resíduos de circunstância encheram rapidamente o pequeno balde que levámos connosco para “salvar o Planeta”.
Quando fomos verter a colheita num dos pontos de recolha existentes na praia, lá proferiram sabiamente que «se as pessoas deitassem o lixo no lixo, era mais melhor bom!».
Simples, não é?
Lembrei-me logo daquele spot publicitário do Ecoponto em que o macaco aprende mais depressa.
Na verdade, por muito que se invista em campanhas de sensibilização, continuamos com facilidade a coleccionar resíduos um pouco por todo o sítio, menos no sítio próprio.
Sabe-se que a autarquia de Peniche investiu, este ano, 4 mil e setecentos euros só em papeleiras de praia. A manutenção diária desses depósitos e a limpeza dos areais no decurso da época balnear representam um custo de 79 mil e novecentos euros, tendo a Câmara, recentemente, adquirido, para a limpeza mecânica das praias, uma máquina própria e um tractor agrícola, no valor de 94 mil euros!
É esta, portanto, entre outras correlacionadas, a factura resultante dos que violentam as praias de Peniche e que mais valia ficarem em casa a comer bananas e amendoins, ou na taberna a cuspir para o chão.
Sempre pronta a dar o exemplo, a Surfrider Foundation promoveu, em Março, pelo décimo quarto ano consecutivo, as Initiatives Océanes. Uma acção ecológica dedicada à protecção das nossas costas, lagos e rios, incentivando ao envolvimento da população em operações de limpeza. Gestos como o da nossa Teresa Ayala “Té” (na foto), sempre zelosa no regresso das ondas, são para seguir!
Se a Maria não deitasse para o chão o papel do gelado; se o Manuel apagasse as beatas num cinzeiro e se a Joaquina não abandonasse na duna a fralda suja do Zezinho, não custava nada, era mais melhor bom e fazia-se cá ski...

Foto: João Rosado

1 comentário:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Ainda existe muita falta de civismo por parte das pessoas e por vezes a bifalhada que vem á procura de ondas são os piores, especialmente os franceses que invadem o parque de campismo em agosto são uns porcos...