terça-feira, 7 de julho de 2009

rui, bruno, a batata e o scotch-brite

Não. Isto não é o blogue da revista Caras. Mas não podíamos deixar de espreitar ao “fotoscópio” o aniversário conjunto dos nossos amigos Bruno Slater e Rui Irons, celebrado no último fim-de-semana sob as palmeiras do 58 Surf Camp.
Muita iguaria da boa, disposição em alta e sã amizade sobraram por lá.
No fim da janta, debateu-se a crise, a gripe A e “A Ascenção da Batata Biológica”, o filme de surf favorito do nosso Rui Irons.
Fomos perguntar-lhe como descobriu ele no tubérculo o segredo das ondas: «Na agricultura biológica o mais importante é o solo e só depois a planta. O solo é considerado um sistema vivo, cuja actividade biológica é preciso manter e melhorar, com vista a um aumento de fertilidade e da qualidade da produção da batata», adiantou.
A revelação deixou boquiabertas algumas das personalidades presentes, como foi o caso do conhecido engenheiro agrícola Necas da Silva, que prontamente confessou desconhecer «o efeito benéfico da batata biológica na frequência do vento off-shore».
«Sim», atalhou Rui Irons, «mas só é possível conseguir isso com uma boa protecção fitossanitária. E nada de adubos químicos com azoto, fósforo ou potássio!»
Ficámos todos esclarecidos e fomos comer uma bifana para adubar o estômago e beber gasosas.
Depois dançou-se. Foi ver as meninas a rodar as saias, como as minhotas, e os rapazes a assobiarem e a dar arrotos. Por essa altura, enquanto o “Isca” batia chapas na Kodak com a camisola do Cantinho da Onda, já o famoso David Caetano tomava nota das conversas que ilustram as fotos.
Ao cabo da noite, tivemos à viola o célebre Zé Cabra a cantar modinhas. Seria expulso do grande palco, debaixo duma chuva de ovos podres e tomates maduros, após referir-se ao seu congénere Tony Carreira como «bimbalhão!».
Seguiu-se, por fim, o tão ansiado Concurso Mundial de Lavagem de Panelas, conquistado brilhantemente pelo já crónico Bruno Slater. Perante uma assistência massiva, o panelista luso-americano mostrou uma vez mais por que é considerado internacionalmente o rei do esfregão.
O desempenho de Bruno valeu-lhe mesmo a renovação do contrato por mais dois anos com a Scotch-Brite, cujo patrão, Ivo Abramovich justificou desta maneira: «Não há dúvidas de que estamos perante o melhor panelista mundial e isso justifica, por si só, o investimento. É importante acrescentar que vivemos actualmente um período de ascenção dos panelistas masculinos, em oposição ao declínio que se tem verificado na prática deste desporto pelas mulheres».
Distribuídas as medalhas e cantado o hino nacional, foi altura de seguir para a praia e executar por baixo da lua a tão esperada sessão de surf em pelo, que é como dizer: com a minhoca de fora. Sem azoto, fósforo ou potássio. A espuma, fresca, a bater por baixo foi a cereja em cima do bolo!...

Fotos: Sérgio “Isca" Ramalho

4 comentários:

Sérgio "Isca" Ramalho disse...

Uma bela noite com os amigos...

Rui Lopes disse...

Sim sr. não podiamos ter melhores reporteres de guerra. só fiquei com pena foi do decrescimo nas mulheres para com os taxos mas tambem já era de esperar com homens deste calibre :)
Um grande abraço a todos e muito obrigado por terem participado nesta festa.

David Caetano disse...

Andamos a habitua-las mal, oh Rui!!! Temos de tirar um curso de "macho-latino", isso sim eheheheh!!

Lapas disse...

Ó David, não é preciso curso nenhum! Sabes o que diz o Isca? "Gaja que levo à rulote e não amocha no lava-loiça não volta a meter lá o cu".
Segundo ele, "dói mas resulta!"
'Tadinho do Bruno, pá!...